Skip to main content

Irmãs Carmelitas da Divina Providência

Institutio Congregationis: 02-12-1899
Cooptatio Ordini nostro: 09-09-1913

Uma Congregação brasileira, nascida no Rio de Janeiro, em 02 de dezembro de 1899 pelo SIM da jovem viúva Rita de Cássia Aguiar (Madre Maria das Neves), que acreditou no chamado de Deus para que entregasse sua vida a serviço dos irmãos e irmãs empobrecidos, inicialmente na pequena cidade de Saquarema-RJ.

A Congregação cresceu e se expandiu em Minas Gerais desde o ano de 1912, quando um pequeno grupo saiu de Campos,RJ, para Cataguases,MG.

Hoje somos presença missionária em oito Estados do Brasil. Desde 1996 estamos no vicariato Apostólico de Puyo-região amazônica do Equador e há 08 anos na periferia de Buenos Aires, na Argentina.

COMO SERVIMOS?

  • Inseridas nos meios populares, procurando servir preferencialmente os empobrecidos;
  • cuidando dos doentes e idosos;
  • educando crianças, adolescentes e jovens;
  • Anunciando a Boa Nova da Libertação, conforme o Projeto de Jesus Cristo.

ESPIRITUALIDADE

Desde o início da fundação, afiliadas à Ordem do Carmo, nos saciamos na Fonte da Espiritualidade Carmelitana, mantendo vivo o desejo de ser uma Congregação contemplativa, missionária e marial, no seguimento de Jesus Cristo, na intimidade com sua Palavra, na oração, na fraternidade e no amor filial a Maria.

Ser da Divina Providência é para nós um compromisso, uma atitude vivencial de abandono ao Deus Providente, o Absoluto que orienta a nossa forma de ser e viver.

Curia Generalis
IRMÃS CARMELITAS DA DIVINA PROVIDÊNCIA
Casa Central
Rua Carraça, 648 Serra
30220-260 BELO HORIZONTE / MG
BRAZIL
Tel. 31-3225-4758
Fax 31-3287-0877
e-mail secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Pagina prima www.carmelitasdiviprov.com.br


Consilium Generale electum anno: 2007
Antistita Generalis: Soror Dazir da Rocha Campos
Secr. Generalis:  Soror Arlette Louzada
Prima Cons.:  Soror Maria Edurviges Teixeira
Secunda Cons.: Soror Leonor de Jesus Garcia
Tertia Cons.:  Soror Arlette Louzada
Quarta Cons.:  Soror Dahlia Peixoto de Resende Filha

As Carmelites We live our life of allegiance to Jesus Christ and to serve Him faithfully with a pure heart and a clear conscience through a commitment to seek the face of the living God (the contemplative dimension of life), through prayer, through fraternity, and through service (diakonia). These three fundamental elements of the charism are not distinct and unrelated values, but closely interwoven. 

All of these we live under the protection, inspiration and guidance of Mary, Our Lady of Mount Carmel, whom we honor as "our Mother and sister."