Skip to Content

Irmãs Missionárias Carmelitas de Jesus

Shield (35).jpg

A Congregação das Irmãs Missionárias Carmelitas foi fundada em 25 de março de 1938, na Basílica do Carmo, na cidade de Recife-PE, por Frei José Maria Casanova Magret, natural da Espanha e estando no Brasil desde 1915 com este espírito altamente otimista e empreendedor, restaurou a Província de Pernambuco. Logo após, viajaram para Princesa Isabel-PB, berço da Congregação. Inspirado na vivência do carisma da Ordem do Carmo e movido pela carência do povo de sua época. Recebeu apoio direto de Dom João da Mata do Amaral, bispo diocesano de Cajazeiras, encontrou em Afra de Sá Ferraz (Madre Carmelita) a grande colaboradora no desenvolvimento da Congregação nascente. A segunda casa fundada foi o Carmelo em Cajazeiras PB e, com o passar do tempo, nossa presença foi crescendo na Paraíba e em outros estados como, por exemplo: Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rondônia, Pará e Ceará (uma casa Intercarmelitana). Também já marcamos presença na Colômbia numa experiência de três anos. Cada lugar com suas necessidades: na pastoral, na educação, no meio social e saúde.

A Congregação das Irmãs Missionárias Carmelitas foi reconhecida como Congregação religiosa de Direito Diocesano por Zacarias Rolim de Moura, bispo de Cajazeiras, em          08 de outubro de 1960, agregada à Ordem do Carmo pelo Decreto do Prior dos Irmãos da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo em 29 de agosto 1949 e recebeu a aprovação da Santa Sé em 10 de agosto de 1960.

A missão assumida pelas Irmãs Missionárias Carmelitas, traduzida nos dias atuais, é: Viver em Fraternidade Orante e estar disponível para a missão, no meio dos pobres e excluídos da sociedade. A Congregação sempre recebeu apoio da Ordem do Carmo e somos felizes de fazermos parte desta Família preciosa que tem uma espiritualidade tão rica.

Institutio Congregationis: 25-03-1938
Cooptatio Ordini nostro: 29-08-1949

Curia Generalis
Sede do Governo Geral
Rua Vicente Bezerra, 1
Caixa Postal 40
58900-000 CAJAZEIRAS, PB
BRAZIL
Tel. 83-3531-1091
Fax 83-3531.6065
e- mail montecarmelocz@uol.com.br


Consilium Generale electum 13 decembris 2010
Antistita Generalis:     Soror Maria Sineide Almeida Ângelo
Prima Cons.:         Soror Vilma Alves
Secunda Cons.:     Soror Gilvânia Ferraz
Tertia Cons.:         Soror Edenice Rufino de Carvalho
Quarta Cons.:         Soror Edilene Pereira da Silva
Oeconoma Generalis: Soror Maria do Rosário da Conceição
Secretaria Generalis: Soror Edenice Rufino de Carvalho

As Carmelites We live our life of allegiance to Jesus Christ and to serve Him faithfully with a pure heart and a clear conscience through a commitment to seek the face of the living God (the contemplative dimension of life), through prayer, through fraternity, and through service (diakonia). These three fundamental elements of the charism are not distinct and unrelated values, but closely interwoven. 

All of these we live under the protection, inspiration and guidance of Mary, Our Lady of Mount Carmel, whom we honor as "our Mother and sister." 

 



ocarmpage | by Dr. Radut